Páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Feng Shui Quarto do Bebê



Cores, cheiros, sons...Aprenda a usar a tradição chinesa para harmonizar o ambiente em que seu filho passa a maior parte do tempo

Do útero para a maternidade. Da maternidade para... o quarto. É ali, naquele cantinho da casa que você preparou com todo carinho, que o seu filho passará a maior parte do tempo. “Nós, adultos, ficamos um terço das nossas vidas no quarto. Os bebês permanecem ainda mais tempo”, afirma Silvana Occhialini, especialista em feng shui de São Paulo.
Nem é preciso dizer que, quanto mais ele for aconchegante e receptivo, melhor para o pequeno. E isso não significa gastar tubos de dinheiro com a decoração. Pelo contrário. “É comum os pais encherem o quarto com brinquedos e penduricalhos, mas isso, em vez de ajudar, acaba prejudicando o equilíbrio energético”, aponta Silvana. “Quando o assunto é harmonizar, menos é mais”, ensina.
Procure tornar o ambiente alegre, arejado e suave. “Ele deve ser propício ao relaxamento do bebê e aos momentos de amamentação”, aconselha Cris Ventura, consultora de feng shui também da capital paulista. Se algo no quarto não vai bem, a criança pode demonstrar irritação, apresentar insônia ou chorar excessivamente. “Os pequenos são intuição pura”, acrescenta a consultora.
Segundo a tradição chinesa, é possível alinhar os espaços de acordo com as forças da natureza e, assim, equilibrar as energias entre as pessoas e o ambiente. É claro que, para isso, o ideal é seguir as orientações de um especialista. Mas existem idéias simples da filosofia oriental que você pode colocar em prática a partir de hoje. Pendurar uma foto dos pais no quarto da criança é uma delas – trata-se de uma forma de transmitir amor e segurança.

Harmonize o quarto do bebê

Abaixe o tom de voz
A suavidade na maneira de falar é o primeiro sinal de respeito que os pais podem demonstrar pelo espaço da criança. Por isso, modere no barulho e deixe as picuinhas e outros qüiproquós do lado de fora do quarto.

De olho na entrada
Ninguém – nem os bebês – gosta de ser pego de surpresa dentro do seu próprio canto. “O ideal é não deixar o berço de costas para a porta”, diz Silvana Occhialini, especialista em feng shui. Assim, a criança vê quem entra no quarto e tem o controle do seu ambiente. Outra dica: “Prefira os berços com cabeceira inteiriça aos modelos vazados. Eles dão mais segurança”, afirma Cris Ventura, consultora de feng shui.

Cuidado com o móbile
Objetos enormes em cima da cabeça do bebê não são uma boa idéia. Além de assustar o pequeno, sufocam suas energias. Prefira pendurar as prateleiras em cima da cômoda e o móbile ao lado do berço, por exemplo.

Produtos naturais
Quanto menos materiais industrializados, melhor. “O ideal é priorizar tecidos 100% algodão, para evitar alergias”, orienta Cris Ventura. Uma idéia para o piso é usar madeira e, nas paredes, optar por tintas com menor quantidade de produtos químicos.

Evite os eletrônicos
Televisão e computador não combinam com noites tranqüilas de sono. Sua energia eletromagnética continua a ser emanada até 72 horas depois de o aparelho ter sido desligado. Tente deixá-los fora da lista de objetos que decoram o quarto do bebê.

Tato, olfato e audição
Os estímulos sensoriais também são muito importantes nos primeiros meses de vida. A consultora Cris Ventura listou sons, cheiros e cores que podem ajudar a criar um clima mais tranqüilo.

Aromas, sons e cores para o quarto do bebê

Aromas
Lavanda: acalma, ajuda a dormir e a ter bons sonhos. É um emergencial para toda hora.
Tangerina: é ideal para resfriados e revigorante – por isso mesmo, não é aconselhável usar esse aroma à noite.
Eucalipto: ajuda a respirar melhor e elimina energias negativas. É indicado para ser usado na limpeza do quarto.
Atenção: os óleos essenciais devem ser diluídos em água justamente por serem bastante concentrados.

Cores
Verde: é uma ótima opção para mães e pais que não querem saber o sexo do bebê. Além disso, é a cor da saúde, do equilíbrio e do crescimento.
Lilás: relaxante, funciona bem para os detalhes e pode ser combinado com o verde.
Rosa-claro: contém o elemento fogo, que é estimulante.
Azul-claro: possui o elemento água, que é pura emoção. É uma cor que acalma, mas deve ser combinada com branco ou outro tom de azul.

Sons
CDs: dê preferência aos relaxantes, com sons da natureza, como passarinhos, noite com grilos, chuva, baleias e por aí vai.
Músicas: podem ser clássicas ou simplesmente instrumentais, como as de caixinhas musicais.
Móbiles: opte por aqueles com sons de natureza ou bem suaves.
Relógios: somente os sem tique-taque.

No exemplo abaixo vemos:

1-Berço 2-Trocador 3-Poltrona

O berço está entre a porta e a janela. Não é uma boa posição pois há um cruzamento de energia.
As outras peças do quarto estão bem localizadas. O trocador está no setor da família, o que ajuda na relação familiar, e a poltrona de amamentação está no setor da prosperidade. Confira na figura do Ba-guá, mais abaixo.

Ba-guá

Este é o Ba-guá, uma espécie de bússola, que indica onde estão as energias. Ele deve ser posicionado na entrada do ambiente com a palavra "trabalho" voltada para a porta. Assim você localiza onde estão os outros setores energéticos.



Neste outro caso percebe-se uma intenção melhor definida:

1-Berço 2-Trocador 3-Poltrona

O berço foi transferido para o canto mais protegido do quarto. O bebê agora dorme com a cabeça voltada para a prosperidade em que tudo está inserido: saúde, amor, felicidade e riqueza. Nessa posição ele ainda estará em contato com o setor da família, o que o ajudará a crescer apoiado pelos seus pais, irmãos e parentes.
O trocador vai para o lado direito do berço, pois assim o sucesso será uma constante na vida desta criança.
A poltrona de amamentação, colocada no setor de relacionamento, reforçará a intimidade entre a mãe e a criança, garantindo um bom relacionamento entre os dois.

Algumas dicas:

Evite os móveis que têm pontas, preferindo os chanfrados ou arredondados nas pontas.
Evite também prateleiras acima da cabeça
Evite que o berço da criança fique de frente para a porta do quarto. Como a energia "Chi" tem fluxo natural em todos os cómodos da casa, ao entrar no quarto pela porta ela irá energizar demais a cama da criança. Isso pode provocar excesso de energia, deixando a criança nervosa, irritada, inquieta e com dificuldade para dormir. O bebê tem qua ver quem entra no quarto, para isso coloque o berço em uma posiçao que não seja de frente para a porta.
• Posição do quarto do bebé: Quando for escolher o quarto do bebé, evite aquele cômodo que fica no final do corredor porque o corredor acelera a energia "Chi". Caso isso ocorra, coloque um espelho pequeno na porta do quarto e uma esfera facetada no lustre do corredor para quebrar a aceleração da energia "Chi".
• Cuidado com os banheiros: O banheiro é considerado um ladrão de energia da casa. Como o bebê é muito sensível, evite que seu quarto tenha um banheiro como vizinho de parede ou que a porta do quarto fique de frente para a porta do banheiro. Isso evita que a criança perca energia, ficando desvitalizada. Quando o quarto do beb é uma suíte, tome as seguintes medidas:
-mantenha a porta do banheiro sempre fechada
-nunca encoste o berço na parede do banheiro
• Muito cuidado com as prateleiras e vigas expostas sobre o berço. Elas exercem pressão, podendo causar dores ou bloqueios.
Outra forma de energizar o quarto do bebê é abrir todos os dias a janela para que o sol entre e ilumine o ambiente. Tome cuidado para que o sol não bata diretamente sobre o berço, para que ele não fique demasiadamente energizado.
Pendure prisma de água do lado de fora da janela. Assim, toda vez que o sol bater no prisma, um arco-íris se forma e energiza o quarto. Não esqueça de manter o quarto limpo e organizado.
Evite totalmente os espelhos, que amplificam as ondas electromagnéticas e a electricidade residual, não permitindo que a criança se acalme.
• Não encha o berço com bichinhos de pelúcia, almofadas e enfeites. Eles estagnam a energia.

0 comentários:

Postar um comentário

Daisypath Anniversary tickers
E-familynet.com Ticker